Canil Rio Grande von Voigt e Filhos | Origem do Boxer
top of page

Origem do Boxer

Como todos os Dogues, o Boxer tem, entre seus ancestrais, Raças vindas do Oriente, cães de combate e de defesa contra as feras. Entre essas Raças, foi do acasalamento entre um cão de caça, o Büllenbeisser germânico, (atualmente desaparecido) e um Bulldog inglês que nasceu em 1890 a raça Boxer moderna. Sua primeira exposição em Munique ocorreu em 1896. Seu padrão foi fixado uns dez anos depois. Foi utilizado pelo exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Este cão, escolhido para a companhia e para a guarda, é muito popular. Abaixo, imagens das Raças que foram usadas originalmente para, então, criar o Boxer.

O Boxer

O cachorro da raça Boxer é único. É um ótimo cão de guarda, dócil com os donos, se dá muito bem com as crianças e é muito inteligente.

A. O Boxer ideal é um cão de tamanho médio, corpo quadrado, com dorso curto, membros fortes e pelagem curta. Seus músculos bem desenvolvidos são limpos, duros e parecem lisos sob a pele firme. Seus movimentos  mostra energia.
B. Expressão tem que ser inteligente e alerta. Olhos de cor castanho escuro demasiado salientes ou muito profundos. Seu caráter de espelhamento de humor, combinado com o enrugamento da testa, que faz o do Boxer um cachorro bem expressivo.
C. A cabeça depende da proporção do focinho ao crânio. O focinho contundente é 1/3 do comprimento da cabeça. A cabeça deve estar limpa, não apresentando rugas profundas. As rugas geralmente aparecem na testa quando as orelhas estão eretas.
D. Pescoço deve ser redondo, de amplo comprimento, musculoso e limpo, sem excesso de pele pendurada. As costas são curtas, retas, musculosas, firmes e lisas. A linha superior está ligeiramente inclinada quando o Boxeador está em atenção, nivelando quando em movimento. 
E. Corpo – O peito é de largura justa e o ante peito bem definido e visível do lado. As costelas, que se estendem até a retaguarda, são bem arqueadas, mas não em forma de barril.  A pélvis é longa e em mulheres especialmente larga. A cauda é alta, encaixada e levada para cima. Uma cauda desencaixada deve ser severamente penalizada.

Cachorro Boxer. Entenda!

O andar deve ser elegante, porém elástico, a passada livre e a cobertura do solo. Desenvolvido para servir como cão de guarda, trabalho e companheiro, ele combina força e agilidade com elegância e estilo. Sua expressão é alerta e seu temperamento firme e tratável. A cabeça confere ao Boxer um selo individual único. Deve estar em proporção correta ao corpo.

bottom of page